Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Boletim de Jurisprudência do TCU

Números 299 a 302 - Sessões: 18 e 19 de fevereiro de 2020 e 03, 04, 10, 11, 17 e 18 de março de 2020

há 4 anos

Primeira Câmara

A participação de servidor na fase interna do pregão eletrônico (como integrante da equipe de planejamento) e na condução da licitação (como pregoeiro ou membro da equipe de apoio) viola os princípios da moralidade e da segregação de funções (Acórdão 1278/2020 Primeira Câmara |Representação: Ministro Walton Alencar Rodrigues).

Plenário

Não viola o princípio da isonomia a participação de pessoa jurídica enquadrada no regime de desoneração tributária previsto na Lei 12.546/2011 em licitação cujo objeto caracteriza atividade econômica distinta da atividade principal que vincula a empresa ao referido regime (Acórdão 437/2020 Plenário | Representação: Ministro Raimundo Carreiro).

Plenário

É válida a utilização do Banco de Preços em Saúde do Ministério da Saúde (BPS) como referência de preços para aquisição de medicamentos e, consequentemente, para fins de quantificação de superfaturamento e sobrepreço, desde que balizada por critérios adequados, que aproximem a pesquisa à contratação analisada (Acórdão 527/2020 Plenário | Recurso de Reconsideração: Ministro Bruno Dantas).

Plenário

Não cabe à comissão de licitação avaliar o conteúdo da pesquisa de preços realizada pelo setor competente do órgão, pois são de sua responsabilidade, em regra, apenas os atos relacionados à condução do procedimento licitatório (Acórdão 594/2020 Plenário | Recurso de Reconsideração: Ministro Vital do Rêgo).

Plenário

A ausência de critério de aceitabilidade dos preços unitários em edital de licitação para contratação de obra, em complemento ao critério de aceitabilidade do preço global, configura erro grosseiro que atrai a responsabilidade do parecerista jurídico que não apontou a falha no exame da minuta do ato convocatório, pois deveria saber, como esperado do pareceristas médio, quando as disposições editalícias não estão aderentes aos normativos legais e à jurisprudência (Acórdão 615/2020 Plenário | Recurso de Reconsideração: Ministra Ana Arraes).


*Fonte: https://portal.tcu.gov.br/jurisprudencia/boletinseinformativos/

  • Sobre o autorEntusiasta e admirador do Direito Administrativo
  • Publicações24
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações579
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/boletim-de-jurisprudencia-do-tcu/829281644

Informações relacionadas

Simone Amorim, Advogado
Artigoshá 2 anos

Gestão Por Competência – Segregação De Funções

Davidson Borges, Advogado
Modeloshá 7 meses

DFD - Documento de Formalização de Demanda

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)